Joel Rosa - E se a vida te der bananas?
Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com o Joel Rosa e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!
Nome: Joel Rosa
Profissão: Analista Funcional
Apresentação: Bom! 😃 Sou o Joel, nasci a 04 de Março de 1980 sobre o signo de Peixe, com ascendente em Escorpião.
Diria que sou um adulto tranquilo, mas um ser humano inquieto com a procura de conhecimento. Sou um jovem quarentão que já fez muita coisa na vida, Operador de Contact Center, Gerente de Café, Instrutor de aulas de grupo, tarólogo, QA, formador, agricultor, enfim 😃
Licenciado em Antropologia aguardo o timing certo para fazer a pós-gradução em Antropologia Física ou Psicologia.
Gosto muito de ler, viajar, sofazar a ver filmes e séries. Gosto do silêncio... gosto dos momentos sozinhos, gosto de estar com amigos e tenho o sonho de ir viver junto da praia. Adoro música, várias, tenho listas sem fim de músicas e uma habilidade natural de me lembrar de imensaaaaaaaaaasss letras músicas. (Os meus amigos dizem que sou um jukebox humana lol).
Atualmente sou Analista Funcional para o cliente EDP e estou a viver um dos desafios mais impactantes que tive até hoje.
Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?
A liderança é para mim a habilidade natural de ser honesto, consigo e com os outros. É a capacidade ser coerente nas atitudes, procurar o senso de justiça e procurar compreender o outro.
É capacidade de inspirar, de procurar a união e de colaborar. O maior impacto é o sentimento de tranquilidade que estou a trabalhar com um líder, que nunca vai julgar, vai saber ouvir e agir com justiça.
Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?
Vários, mas queria destacar a de num novo produto na EDP. Início da iniciativa, tínhamos uma equipa com diferentes pontos de vista e um pouco em auto gestão. Recebemos uma nova Team Leader que para mim foi a inspiração 2021. Nunca tinha trabalhado com a Sofia Lousada e vê-la a gerir uma equipa tão complexa foi surreal.
Uma líder nata, com vontade de fazer a mudança, 100% do lado da equipa, mesmo nos maus momentos, com o dom natural de conhecer os pontos fortes e fracos de cada um da sua equipa. Uau. Mudou a minha vida, literalmente, uma inspiração.
Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?
Nada. Das lembranças de pequeno tenho muitas memórias do que queria ser profissionalmente, mas em nenhuma delas existia a possibilidade de vir trabalhar na área do IT. Sou um tipo das ciências sociais, do estudo das relações entre os seres humanos😃
Fiz muita coisa na vida e todas elas levaram-me ao momento em que hoje me encontro. Apesar dos desafios, que vamos sempre tendo ao longo da vida, encontro-me num momento em que me sinto feliz, em mudança profissional mas feliz. Conheci pessoas fantásticas ao longo dos anos e muitas ainda hoje tenho como amigos... por isso, não mudaria nada! 😃 A vida é uma aventura.
Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?
E agora? 😃 E iria começar uma nova aventura
Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?
Epah... acho que foram tantos conselhos e uns tão naturais que não te sei dizer.
Diria talvez o maior cliché de todos os tempos: "Carpe diem", acrescentando, são as escolhas na nossa vida que nos moldam, mas é saber viver com essas escolhas que nos fazem crescer! (Sito: Joel Rosa. Uau eheheh)
Partilha Final
Alexandra, muitos parabéns pela rubrica, pelo teu site, pelo teu empenho, pela tua forma de ser e pela tua liderança. Foi um gosto ter te conhecido e ter crescido profissionalmente contigo. Tu também uma inspiração. Grato! Como frase final diria, "Se a vida de dá bananas, faz um batido com tudo a que tens direito!" Beijinhos.
Quero agradecer ao Joel pela partilha fantástica (e divertida!) e palavras amáveis! 🥰
Um caso real de que a postura que temos perante a vida e os desafios é determinante na forma como vivemos a nossa passagem neste mundo. E que, acima de tudo, podemos e devemos tirar o maior partido das nossas escolhas! Sem dúvida, uma inspiração!
E se fizermos tudo isso com um sorriso e muito humor à mistura, ainda melhor!😉
Deixo aqui as Redes Sociais para que o possas seguir:
O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!