Fábia Leme - A Energia por trás da Minha História

Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com a Fábia Leme e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!


Nome: Fábia Leme

Profissão: Scrum Master

Apresentação: Meu nome é Fábia Leme, brasileira, nascida em São Paulo, sou mãe de três meninas, casada, apaixonada por esportes e por animais.

Nasci inserida no esporte e pratiquei diferentes modalidades até os meu 15 anos, dentre eles a Natação, Ginastica Artística e fui Federada em São Paulo no Volleyball. O esporte (e também a dança) foram os meus primeiros contatos com a liderança, em liderar e ser liderada, em ser disciplinada, em recomeçar quando enfrenta-se a derrota e a comemorar quando conquista-se a vitória.

Durante a High School, além dos estudos, eu iniciei o programa de estágio e então comecei a minha carreira profissional. Hoje sou graduada em Ciências da Computação e pós-graduada em Sistemas Integrados de Gestão Empresarial-ERP e tenho sólida experiência em Gestão de Equipas de Tecnologia da Informação. Eu trabalho no segmento de Utilities desde 2003 e tive oportunidade de iniciar minha carreira na empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo/Brasil e nessa mesma empresa trabalhei para um dos maiores grupos de energia dos EUA em um projeto de implatação do SAP ERP e da solução comercial SAP ISU-CCS, com equipas distribuídas entre os EUA, Ucrânia, Espanha, Chile e Venezuela, sendo o polo São Paulo. Além da distribuição, passei pela Transmissão, Geração e Comercialização de Energia, sendo a Comercialização a empresa responsável pelo Leilão e Contabilização do mercado de energia do Sistema Brasileiro.

Até o momento, essa foi a minha última experiência profissional no Brasil, pois em meados de 2018 eu me mudei para Portugal.

Atualmente moro em Portugal e atuo como Scrum Master em uma grande empresa do setor de Energia do mercado Europeu.

Em todo esse anos, liderei equipas de implantação de sistemas, utilizando diferentes estratégias de gerenciamento como PMBOK, ASAP, Scrum e Kanban, mas foi em uma grande empresa de Petróleo que tive meu primeiro contato com o Scrum em 2011.

Fora do trabalho, sigo com muita energia junto com a minha família, praticando ou assistindo esportes, dançando, viajando, vivendo...


Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?

Eu tive diferentes líderes presentes na minha vida.

Seja no trabalho, em casa, no esporte... Cada um deles me desafiou e me ensinou muito, fizeram de mim a minha melhor versão.

 

Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?

O meu primeiro projeto, sem dúvidas, foi o mais marcante.

Eu tinha 20 anos, universitária e fui selecionada para ser Gerente de projetos da área de TI administrativa financeira de uma empresa paulistana de energia.

A empresa na qual eu trabalhava passava por um processo de transformação em metodologia de implantação de sistemas, então todos os selecionados receberam formação no Rio de Janeiro e quando retornamos à São Paulo recebemos os nossos projetos.

Existia um acompanhamento contínuo dos resultados e constante feedback, então fui ganhando segurança e confiança.

Meus clientes internos eram de diferentes áreas de negócio (jurídica, recursos humanos, segurança do trabalho), então posso resumir que eram perfis diversificados e muitos desafios, mas o apoio que eu tive foi fundamental.

 

Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?

Não! 😊 Tenho muito orgulho de cada fase (mesmo as mais desafiadoras).

 

Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?

Eu fiz intercâmbio no Canadá e fiquei na casa dos meus primos que moram lá.

Minha prima queria que eu ficasse mais tempo, mas eu era muito nova e já tinha um cargo de liderança muito bom em São Paulo, por isso às vezes penso " Como seria se eu tivesse aceitado morar no Canadá?"

Então, talvez eu diria: "Fique mais tempo no Canadá, a vida vai te trazer outras oportunidades. Arrisque-se!"

 

Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?

"Seja responsável pelos seus atos, decisões e atitudes, o homem é o arquiteto do seu próprio destino."

 

Partilha Final

Foi mesmo um grande prazer participar desse trabalho. Obrigada 😊 Fazer uma volta ao meu tempo, lembrar de tantas coisas e resumir em algumas palavras me fez terminar esse artigo feliz por recordar de cada pequena conquista.


Quero agradecer à Fábia pela partilha fantástica!

Uma excelente reminiscência que, às vezes, é importante parar um pouco para se refletir nas inúmeras conquistas que já tivemos aos mais variados níveis. A vida não se resume ao trabalho e o percurso da Fábia é um exemplo claro disso!

Deixo aqui as Redes Sociais para que a possas seguir:

O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!

Anterior
Anterior

Filipe Manteigas - A Rir e a Trabalhar, Longe Eu vou Chegar

Próximo
Próximo

Joel Rosa - E se a vida te der bananas?