Um livro por dia, nem sabes o bem que te fazia!
Parece utópico? No formato convencional, talvez. Mas tenho outra ideia para ti 😉
Não é uma substituição mas sim, um complemento!
Há uns anos, no meio das minhas pesquisas sobre liderança, eficiência, negócios, produtividade e afins, descobri que existem aplicações onde é possível ouvir livros na íntegra ou resumos dos mesmos. Aliás, é uma das modas atuais em que os livros não só disponibilizados em formato físico nem digital mas também em audio book.
Infelizmente, não temos opções em Português de Portugal (que eu saiba por isso, se souberes de algum caso, partilha por favor!) mas acabamos por ganhar em duplicado:
Treinas o teu Inglês;
Ouves e aprendes algo novo, todos os dias!
Claro que ouvir livros não é um substituto para ler mas sim um complemento como disse logo no início. Mas se és daquelas pessoas que, no início do ano, coloca como resolução de ano novo ler x livros, esta opção irá ajudar-te pois permite fazer coisas que a convencional leitura não permite de uma forma tão simples como:
Velocity - consegues colocar o audio ligeiramente mais rápido pelo que “poupas” algum tempo; certamente que tens uma lista infindável de livros que gostarias de ler mas sejamos realistas, por vezes nem um terço lemos durante a nossa vida. Por isso, se tens um livro que sabes que são 20h de leitura, se o fizeres a uma velocidade superior (e que percebas, claro!) acabas por conseguir reduzir esse tempo de forma substancial.
Test Drive - ouvir o audio book pode ser uma forma de te ajudar a decidir se o compras fisicamente ou não. Convenhamos, se ouvires a versão áudio e não gostares ou precisares, talvez decidas poupar uns trocos e não comprar o livro digital ou fisicamente.
Multi-tasking - ouvir um livro permite-te fazer outras coisas em simultâneo como comer, arrumar alguma coisa em casa, otimizar o tempo de viagem casa/trabalho e vice-versa, no ginásio... as opções são infindáveis e desde que tenhas a disponibilidade para ouvir, podes fazer outra coisa ao mesmo tempo.
Como decidir que audio book ouvir?
Intenção - quero ler um áudio livro por lazer ou para aprender? Se nunca ouviste nenhum livro, podes querer começar por algo mais leve como livros de ficção e testar se é um formato útil para ti. Mas se quiseres focar na aprendizagem, passamos para o segundo ponto.
Seleção - quantas sugestões de livros é que já recebeste? Calculo que imensas 😃 por isso, começa por registar todas essas sugestões como no Notion, OneNote ou até nas notas do teu telemóvel e vai criando uma base de dados que acaba por reduzir um pouco o espectro de opções que tens, numa primeira instância, em cima da mesa. Outra forma de seleção, é indicar nas aplicações onde podes ouvir livros, as tuas preferências e, se optares pela versão gratuita, todos os dias é despoletada uma opção que podes ouvir gratuitamente e ligada às áreas de interesse que indicaste no início. Nota que não há obrigação de ouvir um livro na íntegra se, nos primeiros 10/20 minutos notas que não é bem aquilo que esperavas. Por isso, acabas novamente por otimizar o teu tempo. E tenta evitar a culpa do abandono. A vida é demasiado curta para te obrigares a ouvir/ler um livro, podcast, filme ou vídeo até ao fim só porque sim. Principalmente, se não estiveres a tirar real valor dessa atividade.
Consumo do áudio livro - quer seja pela sugestão diária ou por aquisição efetiva do audio book, agora só nos resta uma coisa - ouvir 🙃 Como referi antes, a parte de multi-tasking é possível mas dependendo do tipo de livro, convém selecionares as tarefas que te permitam estar com maior atenção. Por exemplo, se estiver a ouvir um livro ficcional, posso estar a fazer outras tarefas que requerem, igualmente, alguma atenção da minha parte; mas se estiver a ouvir um livro para aprender, escolho tarefas em que possa estar racionalmente mais focada no que estou a ouvir e, às vezes, até estou a tirar notas ao mesmo tempo. Além disso, consegues pausar o áudio se precisares/quiseres! Se estiveres a ouvir um tema mais complexo, podes reduzir a velocidade para garantires o máximo de retenção da informação. Tudo pequenos truques que podes aplicar sem qualquer problema e à medida dos teus objetivos 😉
Processamento - Ao longo da audição do livro, podes ir pausando e registando as tuas notas em qualquer ferramenta que te seja útil. Eu, pessoalmente, sugiro o Notion pois tenho uma área dedicada a livros e vou registando as aprendizagens que adquiro para mais tarde poder consultar. Claro que se vires que o livro é, efetivamente, super útil na área que queres aprender ou aprofundar, podes decidir comprar a versão física ou digital e tirar notas, diretamente. Se quiseres garantir o máximo de absorção, aplica as ideias que tiraste do livro e/ou explica a alguém do que se trata pois, como escrevi no último artigo, temos diferentes formas de absorção da informação: ponto 2. Delegar
E onde posso ouvir audio books?
Tens várias opções. Mesmo muitas!!
Vou partilhar 3 e a que eu, pessoalmente, uso atualmente:
Audible - https://www.audible.com/
Shortform - https://www.shortform.com/
Blinkist - https://www.blinkist.com/ que é a plataforma que eu uso. Fiz o download da aplicação, registei-me e, apesar de não ter subscrito um plano pago, todos os dias a aplicação indica-me a leitura do dia tendo por base os interesses que indiquei logo no início! Não tens que subscrever mas, se o fizeres, terás acesso a todos os livros que queiras ouvir.
De qualquer forma, podes começar com o sistema de um livro por dia e explorar outras plataformas para tomares uma decisão fundamentada se, algum dia, decidires subscrever.
E tu? Usas atualmente alguma aplicação de áudio livros? Se sim, partilha qual! Se não, vais experimentar?
É sempre uma boa forma de aprender e, quem sabe, possas aplicar novas ideias no teu dia-a-dia, vida pessoal, trabalho ou equipas.
Boas audições/leituras e, claro, lideranças 😄