Cometi um erro. E agora?!

Que dia... Começou mal logo de manhã bem cedo, para abrir da pestana 😄

Como deves saber, sou Agile Coach. Já estou neste cargo e empresa há 3 anos. Mas há umas semanas, cometi o meu maior erro em produção... apaguei um projeto no JIRA.

(pausa para reação 😲)

Depois de uns 20 “Não, não, não, nãaaaaooooo!”, a primeira coisa que penso é “Como posso resolver este problema asap?”.
Adotei dois caminhos:

  1. Pedir ajuda a alguém da área responsável pelo software

  2. Google it 💪

Depois da segunda opção me indicar que a única forma é por reposição do backup, redirecionei as minhas atenções para a primeiro ponto.

Duas coisas eram certas:

  1. O backup era restaurado e seguíamos a nossa vida normalmente;

  2. Não era possível restaurar o backup ou iria demorar demasiado tempo e eu iria criar o projeto e adicionar os vários cartões manualmente.

Na realidade, acabou por ser um misto e ficou resolvido 2 dias depois. Mas trago hoje esta situação porque quero focar no aspeto do erro. Não neste em específico mas em todos os erros que são cometidos diariamente e que ainda há uma ideia, preconcebida, que não devemos errar.

O erro faz parte do processo de aprendizagem e do aprofundamento dos conhecimentos que temos.
Só com a prática é que podemos evoluir e nessa prática está incluída o famoso e temeroso erro.

Vamos olhar para esta temática de dois prismas:

Individual

  1. Aceita que o erro faz parte e aprende a lidar com isso. Aceitar que todos erramos e que não é possível sermos perfeitos e imaculados é o primeiro passo para que o erro comece a fazer parte do nosso dia-a-dia;

  2. Evita martirizar-te de cada vez que cometes um erro! Sim vai doer, sim vai custar mas foca na resolução pois garanto-te que quando estiver resolvido, acontecem duas coisas:

    1. Voltas a respirar fundo 😅

    2. Aprendeste imenso pelo caminho!

Em Equipa

  1. É fundamental permitir às nossas equipas que vejam o erro como sendo algo natural e aceitável. Poucas coisas são erros irreversíveis. Até este meu erro, que dei de exemplo, não era irreversível. E como tenho a sorte da minha chefia ser um líder nato, além de me ajudar na resolução, disse-me uma pérola e que passo a citar:

    ”Nestas coisas de trabalhar em produtivo, só há dois tipos de pessoas:

    1. Aquelas que já fizeram 💩 em produtivo;

    2. Aquelas que ainda o vão fazer. “

      E é verdade! Pronto, já faço parte do primeiro grupo 😄 Se todos os dias trabalhas numa ferramenta ou área (mesmo que repetida e que já tens anos e anos de experiência) é normal que ficamos mais “relaxados” e algum dia, seja porque que motivo for, a lei de Murphy (que, basicamente, diz “Se algo poder dar errado, dará.”) vai bater à porta com toda a certeza.

  2. Enquanto líder, predispõe-te a ajudar mas deixa que a pessoa que cometeu o erro, o resolva. Se resolvermos nós as situações que acontecem, quem comete o erro não aprende e estará mais propício a repeti-lo.
    Por isso, ajuda, acalma, relativiza e permite que se chegue à resolução de forma autónoma.

Costumo dizer às minhas equipas que só não comete erros, quem não faz nada. Por isso, vai sem medos, erra, aprende, evolui com a segurança que, no fim do dia, serás ainda melhor profissional 😊

Boas lideranças,

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