O que é um MVP?

Muitos podem pensar que é o jogador mais valioso - e, no desporto, é!
Mas vamos olhar para o MVP enquanto Minimum Viable Product.

Não é, necessariamente, um produto final para ser lançado no mercado mas sim uma forma de desenvolver um produto com os recursos mínimos e junto de alguns potenciais clientes ou clientes beta que partilham o seu feedback de forma a testar se o produto é viável ou não.

Foca-se em melhorias contínuas e incrementais que visam um melhor alinhamento com o que é esperado do mercado e que permite ajustes em fases iniciais.

Desenhado por Henrik Knieberg, a primeira parte da imagem apresenta o erro mais comum sobre o desenvolvimento iterativo e incremental de um produto.

Neste caso, o desejo do cliente é construir um carro. Henrik levanta algumas questões como, Quem quer metade de um carro? ou O que o cliente vai fazer com apenas uma roda? e a resposta é nada. Se continuarmos a construir as peças, o cliente continuará insatisfeito até que esteja terminado pois, antes disso, não poderá nunca experimentar nada.

Se isto acontecer, imaginem o risco que é desenvolver tudo e só no fim questionar o cliente se era o que ele estava à espera... quando ele pode já ter mudado de ideias e todo o trabalho, tempo e dinheiro vão para o lixo.

A segunda abordagem da imagem, propõe o mesmo objetivo de construir um carro, porém o foco é na compreensão da necessidade do cliente sendo que se descobre que o real objetivo é deslocar-se do ponto A ao ponto B.

Com este formato, a equipa pode ir desenvolvendo e recebendo o feedback do cliente de forma atempada e incremental.

Ou como o próprio Henrik afirmou:

Earliest testable/usable/lovable Product.

O cliente recebe vários produtos minimamente viáveis para utilização e, consequentemente, vai dando feedback sobre o que acha, sendo possível assim melhorar/evoluir o produto.

Desta forma, é possível envolver todas as partes do início ao fim. Seja o negócio, o mercado, a equipa de desenvolvimento. Otimizando os recursos e expetativas de todas as partes.

Boas lideranças e MVPs,

Anterior
Anterior

É importante saber comunicar?

Próximo
Próximo

O outro lado da moeda