Já elogiaste hoje?

Em Julho de 2018, escrevi um artigo no LinkedIn com este mesmo título.

Passados 4 anos, mantenho todas as palavras sobre o tema mas decidi, agora, recuperá-lo com o foco no aspeto da motivação.

Já alguma vez te aconteceu, enquanto líder, elogiares o trabalho de um colega teu e ele ficar de boca aberta a olhar para ti como se tivesses proferido a maior asneira à face da terra? A mim já 🙋🏻‍♀️

“Nunca ninguém tinha reparado nisso ou valorizado que o faço” disse a medo. Mas, mas… ah? Como assim? A sério que existem pessoas cujo devido reconhecimento nunca lhes foi dado? Essa situação marcou-me e tornou-me ainda mais atenta neste aspeto do reconhecimento profissional.

E esta situação já me aconteceu inúmeras vezes. Talvez não tão dramática mas existem muitos profissionais que, nunca ou raramente, são elogiados pelo excelente trabalho que fazem. E, na sua maioria, nem sabem como lidar com os elogios de todo. Coram, olham para o chão e desvalorizam.

Para ajudar neste processo, vou partilhar contigo algumas dicas:

1. Se elogiar não é algo que te venha naturalmente, regista isso no teu caderno.

Tira notas sempre que alguém fizer ou disser algo que queres fomentar como uma ação positiva a manter. Com o tempo, vai tornando-se num hábito e vais começar a ter um olhar mais consciente e racional pois, como refiro no meu eBook , temos duas orelhas e apenas uma boca por uma razão. Foi um salto grande mas acompanha-me neste jornada que é o meu raciocínio 😄 Um dos aspetos de se ser um bom líder prende-se com a capacidade de ouvir mais do que se fala. Não só como forma de apoio mas também como uma motivação para que os elementos da tua equipa cheguem, por eles mesmos, às conclusões e se sintam parte na tomada de decisão. Por outro lado, existem alturas em que nos basta ouvir e aquiescer (acenar em forma de concordância e confirmação que estamos a ouvir) para o outro lado sentir-se ouvido sem julgamentos nem propostas de solução. Isto faz tudo parte do coaching que acabas por fazer na tua equipa e, não há forma mais eficaz do que saber ouvir e direcionar quando necessário. Por isso, começa a ouvir de forma consciente. Não só o que é dito como a forma do que é dito.

Imensas vezes estou numa reunião e alguém fala muito ou pouco e eu já sei que a seguir vou questionar o que se passa. Pela observação começas a perceber como os elementos da tua equipa estão. Seja pelo tom de voz ou pelo facto de nem se manifestarem num tema que saberias que, se estivessem bem, teriam falado. Algumas pessoas até podem chamar isso de “bruxaria” mas é só mesmo saber ler o outro naquilo que diz ou não. Ter inteligência emocional. Crias logo espaço para haja partilha e até podes ajudar, mesmo que seja num tema pessoal. Esta ideia de sermos uma pessoa na vida pessoal e outra na vida profissional é só BS. Somos apenas uma pessoa e quando algo não está bem, não há como fingir nem deveríamos alocar tempo e esforços nesse fingimento. E sabes que és um bom líder quando alguém da tua equipa vem, proactivamente, conversar contigo e partilhar que não está bem ou que precisa de ajuda com alguma coisa.

Portanto, em suma, enquanto não te for natural, escreve e relembra-te de identificar algo bom nos vários elementos da tua equipa que possas elogiar, agradecer e valorizar. E podes aproveitar as tuas sessões de 1 on 1 para garantir que reforças os elogios que tens vindo a fazer. Não sabes o que são 1 on 1 ou 1:1 ? Está tudo aqui explicado 🙂

2. O elogiado não sabe aceitar elogios?

Atua logo e reforça que não estás a falar por falar. Que é tão importante aceitar criticas construtivas como aceitar elogios! Se a pessoa baixar a cabeça, procura recuperar o eye contact para mostrares que estás a falar a sério. É fundamental que todos nos sintamos valorizados e reconhecidos pelo nosso trabalho. Não são só obrigações até porque a mesma tarefa pode ser realizada de mil e uma forma diferentes. E quem está desmotivado, geralmente, irá optar por fazer os mínimos olímpicos. Por isso, aproveita logo o primeiro momento em que desvalorizem um elogio teu para reforçar a sua importância e relevância para ambos. Para que o outro se sinta ouvido e visto e que saiba que estarás sempre lá para reconhecer não só as melhorias mas também o que faz bem. Acredita que esta atitude vai ajudar, e muito, na motivação dos elementos da tua equipa que acabarão por fazer questão de alcançar e superar as tuas expetativas. E, acabam por adotar essa mesma postura e seguir o teu exemplo! Quando deres por ti, não és só tu a destacar algo positivo sobre outro elemento mas até mesmo outro colega. A forma como lidas com a tua equipa será um exemplo que acaba por ser repetido. Agora, a questão é se queres dar o exemplo pela positiva ou não.

3. Então... e como se elogia?

Já temos vindo a aprofundar este tópico mas deixo mais algumas dicas práticas que podes fazer:

  • Elogiar no momento. Não esperes um mês para elogiar alguém. Reforça nas 1:1 mas, no presente, fala logo;

  • Dá total atenção no momento em que elogias alguém. Não estejas a responder a emails ou mensagens. Faz uma pequena pausa para elogiar, seja no trabalho remoto ou presencial;

  • Garante que dás feedback frequente e ter as 1:1 agendadas com recorrência ajuda imenso nessa cadência;

  • Se tiveres comparativo, reforça a evolução feita. Não te fiques só pelo elogiar mas também relembrar o que a pessoa dizia ou fazia e o que está a dizer ou fazer agora. Mostra que te lembras, preocupas e reconheces a evolução que é positiva;

Caso tenhas interesse, deixo aqui o link do artigo original onde menciono, não só a importância do reconhecimento, mas como diferencias as prioridades no dia-a-dia para teres tempo e disponibilidade para perceber quando algo acontece e merece ser elogiado. Pois se estiveres sempre com imensas tarefas, terás muita dificuldade em prestar atenção ao que realmente importa: o bem estar dos elementos da tua equipa 😉

E assim, 4 anos depois, termino com a mesma frase:

Brains, like hearts, go where they are appreciated.

Boas lideranças,

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