Sandner Galdino - Ousadia para Evoluir
Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com o Sandner Galdino e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!
Nome: Sandner Galdino
Profissão: Software Quality Assurance Tester
Apresentação: Olá, me chamo Sandner e sou um apaixonado pelo processo de desenvolvimento de software, em especial pelo processo de qualidade.
Gosto muito de interagir com as pessoas com quem trabalho e sempre procurei as melhores ferramentas e metodologias possíveis para a execução dos meus testes, tentando explorar ao máximo uma característica importante para um QA, a minuciosidade. Sempre gostei de buscar atingir metas complicadas, ou em outras palavras, ousadas, acredito que sem ousadia, muitas vezes é difícil conseguir um crescimento ou uma mudança de patamar.
Hoje tenho em mãos um novo desafio que é a liderança, e busco ajudar a equipa a ser mais produtiva e eficiente, além claro, de buscar um bom ambiente de trabalho mesmo nos dias atuais de home office.
Uma das percepções que a liderança me despertou até agora, é que gerir processos e execuções é importante, mas não tão importante quanto gerir pessoas.
Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?
Liderança para mim é o mesmo que uma guia. Por exemplo, é difícil estar numa cidade nova e ir de um lado ao outro sem um/uma guia... A liderança guia, orienta e molda pessoas, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.
O impacto que teve na minha vida, é que através da liderança, eu fui direcionado a persistência e determinação, o que me levou a não enxergar situações ou dificuldades como intransponíveis, e isso formou boa parte da minha personalidade.
Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?
Tive dois exemplos de liderança que me marcaram positivamente.
O primeiro exemplo me ensinou a persistir com os meus objetivos e planejar bem meus passos para torná-los possíveis.
E o segundo exemplo de liderança foi marcante porque foi onde aprendi que somos seres humanos, e que o lado pessoal também tem que ser levado em consideração, não apenas os interesses profissionais. Ou seja, não adiantar traçar metas profissionais, sem antes conhecer o estado de espírito em que estamos. Com esse exemplo de liderança tive uma grande ajuda para equilibrar minha vida pessoal com a vida profissional, e isso me fez ser um profissional bem melhor porque passei a ser uma pessoa melhor.
Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?
É uma pergunta difícil, mas acredito que não mudaria nada no meu percurso profissional, nem mesmo os momentos menos bons, porque foram nesses momentos onde aprendi as melhores lições.
Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?
Nesse exato momento da minha vida profissional não diria nada 😄 Tentaria ao máximo não alterar a linha do tempo. Me sinto feliz com o que até o momento consegui alcançar profissionalmente e pessoalmente.
Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?
Já tive bons conselhos até aqui, mas consigo juntar todos em:
"Mesmo bons líderes tomam decisões erradas, os melhores líderes assumem a responsabilidade por elas."
Partilha Final
Estando ou não em um papel de liderança, estamos sempre a aprender. Estejamos sempre atentos a esse aprendizado, somos bem melhores quando não estamos sozinhos.
Quero agradecer ao Sandner pela partilha fantástica!
Um caso real de que sem ousadia não saíamos da nossa zona de conforto e que, por isso, não conseguimos evoluir tanto e crescer como profissionais e pessoas. E claro, sozinhos podemos ser rápidos mas juntos, vamos sempre mais longe 😉
Deixo aqui as Redes Sociais para que o possas seguir:
O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!