Luis Liberado - Tudo na Vida tem um Fim, exceto a salsicha que tem 2
Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com o Luis Liberado e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!
Nome: Luis Liberado
Profissão: Gestor de IT
Apresentação: Luis Liberado, nasceu em coimbra 1985. É atualmente um dos responsáveis de gestão aplicacional numa empresa do setor energético.
Tem uma capacidade extraordinária para hemorragia de ideias parvas e fora do normal, permitindo-lhe travar amizades facilmente e criar um ambiente descontraído e bem humorado.
Após 14 anos de trabalho na área de IT, uma estadia de 4 anos no Brasil e cofundar uma das startups mais curtas de sempre (provavelmente), aguarda agora pacientemente a nomeação para o Record do Guiness de maior vácuo de conhecimento futebolístico num indivíduo.
Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?
Liderança é reunir um conjunto de indivíduos e alinhá-los para trabalharem em prol de um objetivo comum, mantendo um bom ambiente de trabalho e espírito de entreajuda.
Na minha experiência, a componente mais importante numa liderança é precisamente estimular o espírito de equipa e o bom ambiente de trabalho, pois é o que marca a diferença para ter uma equipa de sucesso: pessoas que trabalham felizes e que gostam de trabalhar em conjunto tornam-se mais proativas e conseguem antecipar melhor problemas e soluções.
Uma boa liderança implica também que a equipa veja um líder como parte da solução e não como parte do problema. Para isso é preciso a equipa sentir que tem sempre a porta aberta para discutir qualquer tema ou entrave com o líder, e é importante que a equipa receba sempre feedback/resposta a estes temas, seja ela positiva ou negativa, e de forma honesta e empática.
No início da minha vida profissional, quando havia boa liderança e bom ambiente de trabalho, sentia-me sempre mais confiante ao enfrentar projetos mais desafiantes pois sabia que os problemas que surgissem iam ser vistos e resolvidos em conjunto, sem tabus nem entropia.
Acabei por fazer boas amizades neste tipo de ambiente de trabalho (por exemplo, sou padrinho de casamento de um antigo colega de trabalho).
Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?
Nos meus primeiros anos de trabalho, por vezes havia reuniões de equipa em que surgiam problemas que ninguém encontrava uma solução óbvia/fácil para o problema. Ao pedirmos ajuda ao líder, ele estimulava-nos sempre a ver o problema por outro prisma, ou com analogias a problemas semelhantes que acontecem com outras áreas e a forma como foram resolvidos.
Este tipo de pensamento muitas vezes encaminhou-nos a soluções mais simples (muitas vezes estávamos a complicar demasiado o problema e a tentar reinventar a roda) e ajudou-me no meu desenvolvimento pessoal para os anos futuros. Levou-nos muitas vezes a ter uma visão mais estratégica, em que chegámos à conclusão que em vez de resolver um problema complicado "auto-imposto", era possível atingir o mesmo objetivo de outra forma igualmente eficaz e mais simples.
Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?
Não. Na minha visão, se aprendermos com os erros que fazemos para não os repetir, valeu a pena cometê-los pois contribuíram para o crescimento (pessoal e/ou profissional).
Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?
Diria algo como "Não tenhas medo de falar com os colegas sobre os problemas ou dúvidas que estiveres a ter no projeto. Não é por não teres experiência que as tuas dúvidas são "parvas". Se calhar até é uma visão fresca e ainda não influenciada como a tua que pode permitir antecipar algum problema do projeto que possa vir a surgir.
Diria também "e deixa de fumar, que isso faz-te mal!".
Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?
Não leves a vida demasiado a sério, e não ponhas a tua vida profissional à frente da tua vida pessoal demasiadas vezes.
O equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é o que vai permitir continuares a ter uma visão e presença saudável no trabalho e a transmitir isso também aos teus colegas.
Quero agradecer ao Luis pela partilha fantástica!
Um caso real e inspirador que o humor e bom ambiente são contagiantes, e tornam sempre tudo muito mais fácil de resolver e ultrapassar! 😄
Relativizar os temas e até o próprio trabalho, coloca as coisas em perspectiva e permite-te saber o que realmente importa na vida.
Deixo aqui o LinkedIn para que o possas seguir:
O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!