Líder pela primeira vez? 3 dicas para o sucesso!
1 - 1:1 Team
Marca sessões, de um para um, com todos os elementos da tua equipa. Além de questionares que desafios possam ter, pergunta pelas expetativas sobre ti e sobre a tua liderança. Saber, de antemão, o que os elementos da tua equipa esperam de ti, vai ajudar-te a balizar as expetativas e perceber como podes atuar de uma forma mais eficiente. Antes de começar, apresenta-te e faz questão de referir que é um espaço seguro e que tudo o que seja conversado fica entre os dois para criares confiança (sabe mais no artigo “Líder ou Chefe?”). Tira notas para não te esqueceres de nada ou, mal termine a conversa, escreve os highlights para que nada fique perdido.
Exemplos de perguntas:
Há quanto tempo estás na equipa?
Gostas do que fazes ou preferias fazer algo diferente?
Que desafios tens em cima da mesa, atualmente?
Se eu pudesse mudar alguma coisa, já hoje, o que seria?
Qual é a tua expetativa sobre mim e sobre o meu trabalho?
Começa com guidelines e vai aprimorando à medida que fores falando com a equipa. Sê flexível e vai ajustando o teu discurso às respostas que forem sendo dadas para que garantas que se trata de uma conversa e não de um questionário ou entrevista.
2 - 1:1 Peers
Conversa com os teus colegas. Além de te poderem ajudar com as tarefas do dia a dia, seguramente, será um momento muito útil onde ficarás a saber muito mais sobre a empresa e os seus procedimentos. Por exemplo, se és Scrum Master, agenda uma conversa com outro elemento Scrum Master para perceber melhor as tarefas e expetativas que eles têm de ti.
Exemplos de perguntas:
Como é um dia a dia teu?
Alguma dica ou sugestão sobre algum tema?
O que mais gostas aqui (na empresa)?
Podes partilhar alguns exemplos de desafios que tens em mãos?
Qual é a tua expetativa sobre mim e sobre o meu trabalho?
3 - Action Plan
Das reuniões que tiveste, identifica ações concretas e, pelo menos, uma com que te possas comprometer nos próximos 30 dias. Se ficares com uma lista demasiado longa, fala com a tua chefia e pede apoio a identificar que ações poderias aplicar a curto/médio prazo e que teriam um maior impacto. Aproveita, e faz uma 1 on 1 com ele para perceber melhor as expetativas sobre ti e sobre o teu trabalho e que desafios podes endereçar assim que consigas.
Estas 3 dicas podem ser aplicadas sempre que quiseres e, no caso das conversa com a equipa e chefia, podes agendar com recorrência para que assim garantas sempre momentos de feedback e partilha. A partir do momento em que entres numa fase de mais trabalho (tipo velocidade de cruzeiro), pode ser uma atividade que caia no esquecimento e é sempre importante parar, analisar e pensar no que poderias estar a fazer. Ou seja, usa estes momentos, no futuro, como uma espécie de mini Retrospective 😉
Assim mostras logo que te preocupas com as necessidades da tua equipa e que estás com empenho em atuar sobre os desafios que possam ser partilhados contigo. É mesmo importante garantir uma ação concreta sobre o feedback recebido. Caso contrário, vão deixar de falar contigo por sentir que não leva a lado nenhum. Com este momentos, bem usados (podes ir variando nas perguntas/dinâmicas), garantes que consegues manter uma cadência e consistência importantes no enraizamento da tua posição e liderança.
Se quiseres saber mais sobre este estilo de liderança, lê aqui.
Alguma dúvida, já sabes, manda mensagem ou deixa comentário 🙂
Confiança e força nisso!
You’ve got this