Raphael Candello - Parar? Jamais!

Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com o Raphael e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!


Nome: Raphael Candello

Profissão: Frontend Chapter Lead

Apresentação: Com vinte e três anos de carreira, hoje posso dizer que conheço mais de vinte países. Iniciei no Brasil onde me graduei em Ciência da Computação e trabalhei como desenvolvedor de software em diversas linguagens de programação.

Com o passar dos anos senti-me estagnado e mudei para Portugal em busca de aprimorar meu conhecimento, e foi onde concluí o mestrado em software de código aberto que abriu-me portas e novos horizontes.
A paixão por desenvolver software somado ao bom humor e constante vontade de conectar com todos os colegas de trabalho, colocou-me por diversas vezes em posição de liderança.

Seguindo por este caminho, em busca de novos desafios e sucesso profissional aceitei uma oferta de trabalho para liderar uma equipe nos Países Baixos. Depois de três anos como Chapter Lead em Amsterdam, aceitei uma nova proposta de trabalho, que desta vez me levará ao Canadá onde usarei de minha experiência para guiar equipes de desenvolvedores a serem o melhor que eles podem ser.


Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?

Minha paixão é desenvolvimento de software e nunca almejei a posição de liderança, mas sempre tive a vontade de criar o melhor, e não se pode criar o melhor sozinho. Naturalmente eu tento unir colegas de trabalho, conectar-me com cada um e mostrar que, ao trabalhar juntos, nossos objetivos são os mesmos e portanto devemos nos ajudar para alcançá-los.

O facto de estar a ajudar colegas de trabalho, unir equipes para alcançar um resultado e colocar teamwork em primeiro lugar fez com que as empresas que trabalhei me oferecessem cargos de liderança. Eu acredito que liderança é unir colegas de trabalho, criar um ambiente agradável e proporcionar à equipe formas de alcançar nosso objetivo, e agindo dessa forma recebi apenas bons frutos em retorno.

 

Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?

Durante minha carreira tive bons e maus exemplos de liderança e com os dois lados aprendi como gostava de trabalhar e como inspirar os colegas de trabalho. Eu não tenho um exemplo de liderança particularmente que tenha deixado uma marca, mas tenho um detalhe que notei em todos os momentos que sempre fez a diferença entre um bom e um mau líder, e este é o feedback.

Não se pode deixar um feedback passar, positivo ou negativo, pois é isso que nos ajuda a criar uma boa equipe. Um feedback positivo tem uma força incrível e deve ser aplicado com frequência, e o feedback negativo é importante para pontuar os erros, mas deve ser feito de forma amigável e nunca como acusação.

 

Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?

Se eu pudesse mudar alguma coisa em meu percurso profissional, seria tomar minhas decisões mais cedo. Passei anos em um mesmo trabalho no qual não podia crescer, acomodado em minha zona de conforto, e isto não trazia mais benefícios nem a minha carreira nem a minha pessoa e família.

Quando decidi mudar de país para ampliar horizontes e buscar por mais conhecimento, tudo mudou, minha carreira cresceu, meu círculo de amizades aumentou exponencialmente e sinto que tenho uma visão muito mais ampla do mundo.

 

Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?

Não pare, jamais! Achar que chegou ao seu limite é uma armadilha, estude, busque por mais porque eu sei que você consegue.

 

Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?

É uma frase já conhecida, mas garanto que é a pura verdade:

Trabalhe com o que você ama e nunca mais precisará trabalhar na vida.


Quero agradecer ao Raphael pela partilha fantástica!

É um caso real de que a Liderança pode não ser um objetivo a alcançar mas que, para conseguir atingir outros objetivos, é uma inevitabilidade 😊

Não tens que ter um cargo específico de “chefe” ou “líder” mas podes sempre liderar e ser um exemplo e inspiração como o Raphael é 😉

O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!

Anterior
Anterior

Ana Sofia Vieira - Ser Feliz e Jovem, é uma Escolha