Laís Curvello - Metade Amor, Metade Samba
Tenho o maior orgulho em partilhar a entrevista com a Laís Curvello e que espero que seja uma inspiração para todos como foi para mim!
Nome: Laís Curvello
Profissão: Scrum Master
Apresentação: Meu nome é Laís, tenho 26 anos e sou neta da Eliane e do Ronald. Dois professores que amavam sua profissão e morro de orgulho de ser criada por eles. Nasci no Brasil, mais precisamente em Macaé, uma cidade, do famoso, estado do Rio de Janeiro. Amo ouvir música, faço dança de salão (forró, bolero, samba)... Costumo dizer que metade de mim é amor e a outra é samba!
Me formei em administração de empresa. Sempre gostei de gestão, pessoas e projetos. Meu caminho começou em uma empresa de moda na área comercial. Depois de alguns anos, tive a feliz oportunidade de migrar para a área de gestão ágil, como Scrum Master, ainda nessa empresa. Juntei as três coisas que mais gostava! Lá fiquei o total de 6 anos e construí muito do que sou hoje como pessoa e profissional. Atualmente agarrei um desafio, em todos os âmbitos da vida, que foi aceitar ser Scrum Master na EDP. Isso significava mudar de país, emprego, estar longe de amigos e coisas que eu conheço. Veio medo mas, sem dúvidas, aceitar foi uma escolha maravilhosa. Afinal ágil é adaptação, né? 😄
Tenho crescido muito e me apaixonado cada vez mais por essa metodologia.
Pergunta 1 - O que significa a liderança para ti e que impacto teve na tua vida?
O conceito de liderança vem em constante atualização ao longo do tempo. Hoje, acredito que a liderança vem do autoconhecimento e empatia. Sabe meus avós que falei ali encima? Acredito que foram ótimos líderes. Afinal, ser professor é poder orientar o caminho, guiar o pensamento para a construção do conhecimento que influenciará na vida profissional e na pessoal.
Além de ensinar, observar e corrigir, eles adquirem, ao longo do tempo, conhecimento suficiente para articular infinitos pensamentos e até mesmo lidar com o desconhecido/surpresa (mas você pode chamar de impedimento, interrupção 😉)... Consequentemente, trás a maturidade, no qual surge o entendimento de que, tanto ele, quanto o outro, pode errar e o principal que é aprender com a situação.
Respondendo a segunda pergunta: Total. Desde dos meus avós, meus professores, a gestores de empresas.
Pergunta 2 - Qual o exemplo de liderança que te marcou positivamente?
Já falei sobre meus avós? 😃 brincadeira!
Olhando de forma geral, sou fã e admiradora do Nelson Mandela. Ele foi um líder político da África do Sul e um dos grandes nomes mundiais da luta contra o regime racista e segregacionista do apartheid. E por lutar pelos seus ideais, foi preso e condenado a perpétua.
27 anos depois, Mandela é solto, recebe o Prêmio Nobel da Paz e consegue a realização de eleições multirraciais. Logo depois se torna o primeiro presidente democrático da África do Sul.
“As pessoas são ensinadas a odiar e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é algo mais natural para o coração humano do que seu oposto.” Nelson Mandela
Pergunta 3 - Mudavas alguma coisa no teu percurso profissional?
Quando li, logo respondi que sim mas pensando bem, não mudaria. Afinal, hoje somos frutos da nossa história.
Pergunta 4 - Se pudesses falar contigo quando estavas a começar a tua carreira profissional, o que dirias?
Tem dias que você irá se questionar o que você está fazendo e vai querer jogar tudo pro alto. Nesse momento, para, volta e questiona o porquê você está ali. Se continuar fazendo sentindo, seja forte e corajosa. Se não, tenha maturidade o suficiente de recalcular a rota.
Além de tudo, tenha "jogo de cintura". Lidar com a vida adulta e seres humanos, não é fácil 😅
Pergunta 5 - Qual o melhor conselho que já te foi dado até hoje e que queiras aproveitar para transmitir agora?
Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe.
Clarice Lispector
Quero agradecer à Laís pela partilha fantástica!
Um exemplo real e inspirador de que ser corajosa e aceitar os desafios que surgem (mesmo que assustadores), trás muitos frutos positivos e ajuda nesta descoberta e aprendizagem constantes que se chama vida 🥰
Partilho as Redes Sociais para que a possas seguir:
O que achaste desta entrevista? Revês-te em algum ponto? Partilha a tua opinião!
É sempre muito bem vinda!