3 ideias para Retrospectivas úteis e colaborativas
A Retrospective é uma das cerimónias feita em várias frameworks Agile e, pessoalmente, a minha favorita! Como o próprio nome indica, é o momento onde fazes uma pausa com a equipa e olham para o último sprint para festejar, aprender, iterar e manter uma evolução contínua.
O formato tradicional prende-se com 3 tópicos:
O que correu bem
O que poderia ter corrido melhor
Ações concretas para endereçar o que poderia ter corrido melhor
Mas variar no formato da retro é importante para não chegarmos a um ponto em que é sempre a mesma a coisa e torna-se aborrecido e inútil.
Por isso, vou partilhar 3 ideias que podes aplicar já na próxima Retrospetiva:
3 L’s - Liked | Learned | Lacked
Divides a ferramenta ou quadro em 3 áreas:
Liked - coisas que gostaste
Learned - coisas que aprendeste
Lacked - coisas que gostarias que tivessem acontecido ou que estiveram em falta
Depois, pedes que todos coloquem um cartão em cada coluna e, no fim, conversam em equipa sobre o que foi escrito. Em vez de focar no que correu bem, menos bem e ações, tens uma versão diferente com especial enfase no que correu bem e no que foi aprendido mas sem nunca descurar de potenciais ações para o futuro.
KALM - Keep | Add | Less | More
Divides a ferramenta ou quadro em 4 áreas:
Keep - algo que achas que se está a fazer bem e que reconheces o valor
Add - novas ideias ou sugestões para se começar a fazer
Less - coisas que a equipa está a fazer e que convinha reduzir
More - coisas que a equipa está a fazer e que poderiam/deviam fazer mais
Novamente, o objetivo é cada elemento preencher com, pelo menos, um cartão em cada coluna e, no fim, conversarem sobre o que foi escrito. Este formato tem um principal objetivo de analisar e recolher informação sobre processos que estão implementados e o seu valor.
Emoji Retro -👍 | 👎 | 💡 | 🏆
Thumbs Up - coisas que gostaste
Thumbs Down - coisas que não gostaste
New Ideas - novas ideias para experimentar
Recognition - agradecimentos e reconhecimentos
Mais uma vez, o objetivo é cada elemento preencher com, pelo menos, um cartão em cada coluna e, no fim, conversarem sobre o que foi escrito. Este formato é ligeiramente diferente dos anteriores pois além do que correu bem, poderia ter corrido melhor e novas ideias para implementar, existe um espaço para agradecimento e valorização na equipa.
Claro que alguns pontos podem ser sempre ajustados conforme as necessidades da equipa. Por exemplo, podes garantir nos vários exercícios (quer sejam estes ou outros) que colocas sempre um espaço para agradecimentos para manter um espírito de reconhecimento e gratidão na equipa. As opções para os formatos são, na realidade, infinitas 😃
O que realmente importa é que analisem o caminho trilhado em conjunto e se preparem para o novo que se aproxima de forma a evitarem cometer os mesmos erros e a serem mais ágeis e adaptativos.
Além disso, é, igualmente, um ótimo momento para fazer um check-up de como está a equipa como um todo e qual o ambiente que impera para que se possa atuar mais rapidamente e melhor.
Boas lideranças (e retrospectivas!),